Guia de Cultivo para Cephalotus

 

Cephalotus follicularis

A planta de jarro da Austrália Ocidental é única entre todas as plantas carnívoras. Esta planta de jarro que abraça o solo evoluiu independentemente de Sarracenia, Darlingtonia, Heliamphora ou Nepenthes, e é nativa de uma estreita faixa de litoral no sudoeste da Austrália. Cephalotus produz pequenos aglomerados de jarros coloridos do tamanho de um polegar, que variam de vermelhos alaranjados a marrons e quase pretos. Após uma inspeção mais detalhada, você pode ver uma linha de "dentes" revestendo a borda de cada jarro. Há apenas uma espécie no gênero, Cephalotus follicularis. Se você é novo no cultivo de plantas carnívoras, considere experimentar um Nepenthes ou sundew tropical antes de investir nesta jóia rara e muitas vezes desafiadora. O cultivo de Cephalotus é idiossincrático entre plantas carnívoras, abrangendo a linha borrada entre tropical e resistente ao frio, e é mais complicado de manter em comparação com Nepenthes ou Drosera tropical.

Habitat
Cephalotus follicularis é nativo da região costeira sudoeste da Austrália, ao redor da cidade de Albany. Albany tem verões e invernos relativamente amenos, e breves episódios de geada leve ocorrem comumente durante os meses de inverno.

Onde Crescer
Cephalotus é tecnicamente uma planta de temperamento quente e é capaz de tolerar uma geada leve, portanto, se você mora em zonas mais quente, pode cultivar sua planta ao ar livre. Se você mora em zonas mais frias, pode cultivar sua planta em uma estrutura fria com outras plantas temperadas. Caso contrário, cultive sua planta dentro de casa como uma planta de casa tropical. Um terrário não é necessário.

Tolerância ao calor
Cephalotus tem a reputação de ser mimado quando se trata de calor. Em nossa experiência inicial com Cephalotus, acreditávamos que ele não podia tolerar temperaturas acima de 32 °C (90 °F). No entanto, através de muita tentativa e erro, descobrimos que uma queda na temperatura noturna abaixo de 21 °C é essencial se as temperaturas diurnas estiverem muito quentes. As plantas em nossa coleção ocasionalmente experimentam temperaturas de até 43 °C no verão. Mas nossas temperaturas noturnas de verão geralmente são nos 33. Experimentaria esse tipo de ciclo de temperatura, com dias quentes e noites frias, em seu habitat nativo.

Os jarros escurecem naturalmente do verde ao roxo profundo sob luz solar muito brilhante.

Luz solar
Cephalotus requer sol parcial a pleno. Cultive-o em um local onde possa receber aproximadamente 4 ou mais horas de luz solar direta e luz solar filtrada brilhante durante o resto do dia. O sol da manhã direto mais frio é ideal.

Água
No cultivo, Cephalotus prefere solo úmido e úmido em vez de solo encharcado. Suas preferências de água são semelhantes às de Nepenthes Heliamphora. Se você tem outras plantas de casa e mantém um cronograma regular de rega, você pode incluir Cephalotus em sua rotina, regá-lo e drená-lo em uma bandeja ou pires. O solo deve estar úmido o tempo todo e nunca deve secar. Caso contrário, você pode manter Cephalotus em uma bandeja com o nível de água não superior a 1⁄4 do caminho até a panela. Isso fornece umidade e aeração das raízes. No entanto, se o nível da água for muito alto por muito tempo (se a coroa da planta estiver mais próxima do que cerca de 4 polegadas do lençol freático), as raízes podem sucumbir à podridão.

Cephalotus também é muito sensível à água com níveis minerais dissolvidos de 50 ppm ou mais, então use água livre de minerais sempre que possível.

Solo
Como outros tipos de plantas de jarro tropical, Cephalotus é tolerante a uma variedade de misturas, desde que seja livre de nutrientes e bem drenado. Nossa mistura favorita é partes iguais de musgo de esfagno e perlita. Esta mistura proporciona excelente drenagem e aeração. Nunca use solo, composto ou fertilizante convencional para vasos. Eles vão matar sua planta.

Cuidados de Inverno
Em seu habitat nativo, Cephalotus experimentará um descanso de inverno de aproximadamente três meses, durante os quais as temperaturas diurnas são mais frias (55° - 70°F, 13° - 21°C) e as horas de luz do dia são mais curtas. Continuará a crescer, mas o crescimento diminuirá drasticamente e a planta produzirá uma abundância de folhas planas e não carnívoras.

O descanso de inverno é uma parte essencial do cuidado desta planta. Muitos produtores relataram que seu Cephalotus adulto que eles tiveram por muitos anos morreu de repente sem motivo aparente. O estresse relacionado a anos de crescimento sem descanso de inverno pode ser o motivo.

Se você estiver cultivando sua planta no peitoril da janela, sua planta naturalmente experimentará um descanso de inverno pela diminuição das horas de luz do dia. Apenas certifique-se de que a planta esteja longe de qualquer fonte de calor forte, como um aquecedor ou ventilação.

Se você estiver cultivando sua planta em uma estufa de estrutura fria, sua planta realmente ficará dormente e deixará de crescer completamente. Durante sua dormência, pode tolerar breves episódios de uma geada leve. Use um aquecedor para manter uma temperatura mínima de 35°F (2°C) se a temperatura diurna cair abaixo de zero.

Reenvasamento
Cephalotus não gosta de ter suas raízes perturbadas. Use uma panela de plástico alta que seja preventivamente grande demais para o seu tamanho. Depois disso, mude o solo a cada dois anos. A melhor época do ano para reenvasar sua planta é no final do inverno ou início da primavera, enquanto a planta está em seu descanso de inverno.

Como eu cultivo Cephalotus follicularis 

Sobre a loja

Cultivando sonhos desde 2016, somos referência no cultivo de Plantas Carnívoras no Brasil, em especifico nas Nepenthes, possuindo diversas espécies e híbridos exclusivos. Uma empresa formada por Fernando Ícaro, Ivanildo Xavier e Maria das Graças temos o objetivo de realizar o seu sonho de ter uma planta carnívora da melhor forma possível!

Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Floricultura Pai e Filho - CNPJ: 49.078.845/0001-99 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail