Nepenthes rafflesiana (depois de Stamford Raffles, fundador de Singapura) é uma espécie de planta carnívora. Muito distribuída, cobre o Bornéu, Sumatra, Malásia Peninsular e Singapura. É extremamente variável (só perdendo para a Nepenthes mirabilis) com numerosas formas e variedades descritas. Somente no Bornéu, há quatro variedades distintas pelo menos. A forma mais impressionante, conhecido como N. rafflesiana f. gigantea, produz lançadores enormes que rivalizam com os da Nepenthes rajah em tamanho.
Nepenthes rafflesiana é uma espécie de planície generalizada. É comum em Bornéu e partes do arquipélago de Riau , mas tem uma distribuição restrita na Malásia peninsular e em Sumatra . Só é difundido na região sudeste da Península Malaia , particularmente no estado de Johor , onde é relativamente abundante. Nepenthes rafflesiana só foi registrada na costa oeste de Sumatra, entre Indrapura e Barus . Também é encontrado em Cingapura e em várias ilhas menores, incluindo Bangka, Labuan , Natuna , e as Ilhas Lingga . Nepenthes rafflesiana geralmente ocorre em áreas abertas, arenosas e úmidas. Foi registrado em mata de kerangas , formações secundárias, margens de mata de turfeira, mata de urze e falésias à beira-mar. Cresce em altitudes que variam do nível do mar a 1200 m ou até 1500 m.
Nepenthes rafflesiana é uma trepadeira. O caule pode atingir uma altura de 15 m e tem até 10 mm de espessura. Os entrenós têm até 20 cm de comprimento. As gavinhas podem ter mais de 110 cm de comprimento. Os jarros inferiores de N. rafflesiana são bulbosos e possuem asas franjadas bem desenvolvidas. Essas armadilhas terrestres raramente ultrapassam 20 cm de altura, embora a forma gigante de N. rafflesiana seja conhecida por produzir jarros de até 35 cm de comprimento e 15 cm de largura. Os jarros superiores são em forma de funil e geralmente apresentam uma seção elevada distinta na frente do perístoma. Ambos os tipos de jarros têm um pescoço peristômio caracteristicamente alongado que pode ter 3 cm ou mais de comprimento. A coloração do jarro varia muito de roxo escuro a quase completamente branco. A forma típica de N. rafflesiana é verde claro com manchas roxas pesadas nos jarros inferiores e jarros aéreos de cor creme. A inflorescência é um racemo e cresce entre 16 e 70 cm de altura. As flores vermelhas ou roxas geralmente ocorrem sozinhas, ou às vezes em pares, em cada haste da flor. As plantas jovens são totalmente cobertas por pêlos longos, caducifólios, castanhos ou brancos. As plantas maduras geralmente têm um indumento esparso de pêlos curtos e castanhos, embora possam ser completamente glabros.
Nepenthes rafflesiana é encontrada em planícies tropicais. Produz dois tipos distintos de jarros (folhas fortemente modificadas), que são usadas para capturar e matar presas de insetos para obter nutrientes. Os jarros inferiores são geralmente redondos, agachados e 'alados', enquanto os jarros superiores são mais estreitos em sua base. A espécie é amplamente variável e vem em uma variedade de formas e cores - a maioria contém quantidades variadas de listras verdes, brancas e marrons. Todos os Nepenthes são carnívoros passivos sem partes móveis, ao contrário de seus primos distantes, a dioneia . Nepenthes rafflesiana mata atraindo suas presas para seus jarros, cujos peristomos secretam um néctar de sabor adocicado. Uma vez que o inseto está dentro, ele rapidamente encontra as paredes do jarro muito escorregadias para escalar e se afoga. Enzimas digestivas liberadas pela planta no líquido quebram a presa e liberam nutrientes solúveis, que são absorvidos pela planta através das paredes do jarro. A natureza carnívora de Nepenthesé supostamente uma consequência de viver em solos pobres em nutrientes; uma vez que o principal método de absorção de nutrientes na maioria das plantas (a raiz) é insuficiente nestes solos, as plantas desenvolveram outras formas de obtenção de nutrientes. Como resultado, as raízes da Nepenthes e da maioria das outras plantas carnívoras são leves e frágeis; portanto, cuidado deve ser tomado ao repotting. Todas as Nepenthes são dióicas, o que significa que cada planta individual tem apenas características masculinas ou femininas. Para jarros de Nepenthes sendo usados como sacos de dormir diurnos por pequenos morcegos, veja Nepenthes hemsleyana#Relacionamento com morcegos .
Cultivando sonhos desde 2016, somos referência no cultivo de Plantas Carnívoras no Brasil, em especifico nas Nepenthes, possuindo diversas espécies e híbridos exclusivos. Uma empresa formada por Fernando Ícaro, Ivanildo Xavier e Maria das Graças temos o objetivo de realizar o seu sonho de ter uma planta carnívora da melhor forma possível!