Nepenthes attenboroughii é uma das minhas espécies favoritas de planta carnívora. Uma descoberta relativamente recente, N. attenboroughii foi descrita pela primeira vez em 2007 por uma equipe de botânicos liderada por Stewart McPherson. Ela cresce apenas nas encostas do Monte Victoria, na ilha filipina de Palawan. A planta leva o nome do brilhante Sir David Attenborough, que também é um entusiasta de Nepenthes - os fãs de seu trabalho se lembrarão dos muitos segmentos de plantas carnívoras em seus documentários.
A espécie é famosa por seus enormes jarros em forma de sino, que podem atingir até 30 cm de altura e estão entre os maiores de todo o gênero Nepenthes . Eles variam em cor e formato, mas suas tampas verticais significam que estão sempre abertos aos elementos e muitas vezes ficam cheios de fluido até a borda. Na natureza, foi documentado que eles capturam e digerem pequenos mamíferos, como musaranhos. Devido à sua conveniência entre os colecionadores, e devido à sua distribuição muito restrita, N. attenboroughii está criticamente ameaçada na natureza . Enfrenta a ameaça de extinção devido à caça furtiva, e as plantas só devem ser adquiridas de produtores e viveiros respeitáveis. Esta é uma das razões pelas quais aspiro produzir sementes de espécies deN. attenboroughii no futuro - espero ter um macho e uma fêmea em minha coleção…
Achei a reputação de Nepenthes attenboroughii como um produtor muito lento um tanto exagerada. Eles podem ser bastante exigentes com as condições, e alguns indivíduos são certamente mais lentos do que outros, mas depois de encontrar um local de que gostem e dar-lhes tempo para se estabelecerem, descobri que podem crescer em um ritmo constante . N. attenboroughii se beneficia de um solo ultramáfico e um vaso fundo, muito fertilizante ou insetos mortos nos jarros, luz forte e fluxo de ar decente!
Cultivando sonhos desde 2016, somos referência no cultivo de Plantas Carnívoras no Brasil, em especifico nas Nepenthes, possuindo diversas espécies e híbridos exclusivos. Uma empresa formada por Fernando Ícaro, Ivanildo Xavier e Maria das Graças temos o objetivo de realizar o seu sonho de ter uma planta carnívora da melhor forma possível!