Comumente chamadas de jarros de sol ou pântano, são talvez as mais misteriosas e elegantes de todas as plantas de jarro. Em contraste com o flamboyant Nepenthes ou imponente Sarracenia, um Sun Pitcher adulto representa mais a sugestão de carnivoria do que uma declaração. Eles nos ajudam a imaginar como seriam as primeiras plantas de jarro. Vindo das remotas montanhas do norte da América do Sul, algumas Heliamphora mal parecem ser mais do que folhas enroladas, enquanto outras desenvolveram as cores extravagantes como seus parentes do norte, a Sarracenia . Uma Heliamphora maduraé impressionante e muitas vezes hipnotiza quem o vê pela primeira vez. Atualmente, mais ou menos quinze espécies foram identificadas, mas a mais comum encontrada em cultivo é um híbrido natural, Heliamphora heterodoxa x minor .
Heliamphora crescem muito lentamente. Uma planta juvenil pode não produzir seu primeiro jarro adulto até os 5 anos de idade, e pode levar mais 5 anos antes de produzir sua primeira flor!
Habitat
Heliamphora são nativas dos tepuis (montanhas de mesa) da Venezuela, com uma distribuição mais limitada no norte do Brasil e sul da Guiana.
Onde cultivar
Heliamphora prefere condições de crescimento muito estáveis. Eles se aclimatam à umidade mais baixa se as temperaturas forem relativamente estáveis ao longo do dia. Grandes flutuações na umidade e na temperatura retardarão ainda mais essa planta e podem até fazer com que elas deixem cair as folhas. No entanto, muitos produtores tiveram sucesso no cultivo de Heliamphora em parapeitos ensolarados e sem correntes de ar, onde as temperaturas permanecem entre 16 ° e 27 ° C (60 ° e 80 ° F), tanto de dia quanto de noite. Caso contrário, esta é uma das poucas exceções em que um terrário bem ventilado pode ser uma boa opção, para estabilizar tanto a temperatura quanto a umidade.
Luz do Sol
Heliamphora exigem uma quantidade razoável de luz solar, o que pode ser um dilema para o produtor de primeira viagem. Na maioria das casas, aumentar a luz solar também significa aumentar a temperatura ambiente, o que funcionará contra a planta (seu habitat selvagem é o planalto tropical, onde é brilhante e fresco). Se você estiver cultivando sua planta em um terrário aberto, precisará usar iluminação artificial. Nunca dê à sua planta luz solar direta enquanto estiver em um terrário - isso é como estacionar seu carro ao sol e sua planta vai assar. Use tubos fluorescentes de 40 watts. Você também pode usar lâmpadas fluorescentes compactas, mas certifique-se de que sejam equivalentes a 100 watts ou mais. Mantenha a fonte de luz aproximadamente 6-8 polegadas acima da planta. A luz deve ficar acesa por 16 horas durante a primavera e verão e 12 horas durante o outono e inverno. Evite usar lâmpadas incandescentes.
Muitas Heliamphoras desenvolverão cores bonitas com muita luz
Água
Heliamphora não se dá bem ''sentado na água'' ou seja com muita água. Mantenha sua planta em não mais que 1/4 ou 1/3 de de água em sua bandeja. Isso ajuda a manter o solo sempre úmido e fornece alguma umidade ao redor da planta, mantendo a mídia arejada, livre de água parada. Outra opção é simplesmente regar a planta várias vezes por semana. Despeje água sobre os jarros e no solo. Tudo bem se a água entrar em seus jarros, isso acontece naturalmente na natureza quando chove. Certifique-se de que o solo nunca seque e estabeleça uma rotina de água. Em dias quentes, pode ser uma boa ideia regar de manhã e à noite, mas é preferível que Heliamphora não sofra temperaturas acima de 28°C (aproximadamente 28°C). Entretanto em meu cultivo percebi que elas aguentam temperaturas até 30/33°C
Independentemente do seu método de rega, use água sem minerais sempre que possível. sempre procure uma água com o menor TDS (TDS é a sigla em inglês para Total Dissolved Solids (Total de Sólidos Dissolvidos). De uma forma simples, é a quantidade de “coisas” ou sólidos solúveis em um líquido, de matérias orgânicas a sais inorgânicos, como o magnésio e o cálcio. Pode ser uma coisa boa ou ruim, dependendo do líquido e de quão alto é o TDS. possível, para saber o real valor do TDS recomendo esse objeto.
Solo
O solo precisa ser bem arejado e retentor de umidade. Se possível, use musgo esfagno vivo. Caso contrário, uma simples mistura de partes iguais de musgo esfagno de fibra longa seca e perlita funcionará. Esta mistura proporciona excelente drenagem e aeração. Evite usar terra de envasamento, composto e fertilizante.
Cultivando sonhos desde 2016, somos referência no cultivo de Plantas Carnívoras no Brasil, em especifico nas Nepenthes, possuindo diversas espécies e híbridos exclusivos. Uma empresa formada por Fernando Ícaro, Ivanildo Xavier e Maria das Graças temos o objetivo de realizar o seu sonho de ter uma planta carnívora da melhor forma possível!